Sustentabilidade

A trajetória ESG do Grupo Casas Bahia começou há bastante tempo e, para darmos continuidade a essa jornada, compartilhamos nosso propósito com todos que se relacionam conosco.

Queremos ser referência em sustentabilidade no varejo brasileiro, pelo comprometimento com os princípios da economia circular e de baixo carbono, diversidade e inclusão e pela nossa atuação nos aspectos ESG.

Há mais de 10 anos, iniciamos nosso programa de reciclagem. Hoje, o REVIVA é o maior programa de reciclagem do varejo brasileiro.

Nossa Fundação Casas Bahia, que tem mais de 60 anos, atua no fortalecimento das comunidades em que estamos inseridos, com iniciativas de formação profissionalizante, geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores.

A diversidade e a inclusão estão em nosso DNA. Temos o Brasil representado em nossa empresa e há mais de 60 anos damos crédito e confiamos em nossos clientes. Hoje, temos o banQi, nossa fintech, que dá continuidade a esse legado, contribuindo para a inclusão financeira e digital de milhares de pessoas.

Confira alguns destaques da nossa organização:

  • Boas práticas de gestão e governança corporativa das companhias que estão listadas no Novo Mercado. O Grupo está listada no Novo Mercado da B3 desde 2018 e ingressou na carteira 2022 e 2023 do ISE.
  • Integramos também a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3 em parceria com o BNDES, que avalia o grau de eficiência das empresas nas emissões de gases de efeito estufa, para a transição de uma economia de baixo carbono
  • Somos signatários do Pacto Global da ONU e reafirmamos nosso compromisso nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e práticas anticorrupção.

Conheça um pouco mais sobre nossas ações, por meio dos nossos pilares de atuação e dos ODS prioritários em nosso negócio, listados abaixo.

Ambiental

Pilar: + Preservação Ambiental

Atuamos com base nos conceitos de economia circular e uma das nossas principais iniciativas é o programa REVIVA.Implementado há mais de 10 anos, atualmente o programa atua em duas frentes:
  • Reciclagem de embalagens: todos os resíduos recicláveis das lojas, dos centros de distribuição e até as embalagens devolvidas pelos clientes durante a entrega dos produtos, são encaminhados para 11 cooperativas, que promovem a reciclagem desses materiais. Com isso, além de reduzir os impactos ambientais, também contribuímos para a geração de renda de 250 famílias que estão ligadas a essas cooperativas. 
  • Coletores de eletroeletrônicos nas lojas:  os clientes podem descartar de forma correta os eletrônicos usados ou quebrados que não têm mais uso e também as pilhas e baterias. Já temos 500 coletores espalhados por todo o país.

Outra frente de atuação é a economia de baixo carbono, voltada para o combate às mudanças climáticas. Trabalhamos com foco na eficiência logística, implementando ações que contribuem para a diminuição dos gases de efeito estufa, tais como a ampliação dos mini-hubs, serviço Retira Rápido nas lojas e uso da ASAPALog. Essa última permite a entrega dos produtos por veículos mais leves, além da inclusão de elétricos em nossa frota. 

Também atuamos com energia renovável, que contribui diretamente para uma economia de baixo carbono.Até 2022, 50% de toda a energia utilizada em nossas operações será adquirida de fontes limpas e renováveis e, até 2025 chegaremos em 90% da energia vindo dessas fontes. 

Esse movimento ocorrerá por meio do uso de energia solar, já utilizada em mais de 80 lojas do grupo e por meio de aquisição de energia incentivada no mercado livre de energia. 

Confira todas as nossas iniciativas ambientais em nosso relatório anual.

Social

Social

Pilar: Ambientes + diversos e inclusivosO respeito e a ética a são princípios de que não abrimos mão. Queremos valorizar ainda mais a diversidade do nosso país e promover a inclusão em nossos ambientes de trabalho. 

Por isso, assumimos o compromisso de ter um quadro de colaboradores que represente o Brasil e ofereça oportunidades de desenvolvimento para todos. Para caminharmos em direção a esse movimento, estabelecemos as seguintes metas:  até 2025 teremos 42% de mulheres e 45% de negros em cargos de liderança (gerentes e acima); e vamos capacitar nossos 46 mil colaboradores para um atendimento inclusivo e livre de preconceitos.

E, para manter essa discussão presente em nosso dia a dia, temos os grupos de afinidades compostos por colaboradores de todos os negócios, que se organizam de acordo com os nossos principais pilares de atuação:

  • Baobá – discute Equidade Racial
  • Via Prisma – trata temas LGBTI+
  • Talentos Sem Limites – promove a reflexão sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência 
  • Grupo de Gênero – discute sobre a equidade entre homens e mulheres.

Além disso, somos signatários de diversos compromissos relacionados aos temas de diversidade:

  • Movimento Mulher 360
  • ONU Mulheres
  • Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
  • Coalização empresarial para equidade racial e de gênero
  • Coalizão empresarial pelo fim da violência contra mulheres e meninas 
  • Manifesto Seja Antirracista – Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) 
  • Selo Sim à Igualdade Racial – Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) 
  • Mover – Movimento pela equidade racial

 

Fundação Casas Bahia

A Fundação Casas Bahia tem como propósito fortalecer comunidades, apoiando iniciativas de formação profissionalizante e estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores.

Atuamos em três frentes de trabalho:

Confira as ações na íntegra no site da Fundação Casas Bahia e também no relatório de atividades.

Governança

Pilar: Negócios + perenes e responsáveis

Com a nova gestão, aceleramos as iniciativas relacionadas à ética nos negócios e transparência em nossa atuação empresarial e implementamos muitas melhorias em nossa organização como  novo conselho de administração, estrutura de governança, comitês e auditoria independente, revisão do código de conduta ética, política anticorrupção, canal de denúncia e Programa de Governança em Privacidade. 

Para os próximos anos, daremos continuidade a esse trabalho, fortalecendo nosso pilar de negócios mais perenes e responsáveis com base nas seguintes diretrizes: 

  • Governança, ética e transparência, com práticas corporativas baseadas nos princípios inegociáveis da Via: integridade, respeito e transparência;
  • Segurança e privacidade dos dados, para todos que entram em contato com nossas marcas;
  • Cadeia de valor responsável, incentivando nossa cadeia a adotar compromissos e práticas socioambientais; 
  • Acessibilidade financeira, com produtos e serviços que contribuam com a inclusão digital e financeira dos nossos clientes, como o banQi, o nosso carnê digital e as demais soluções disponíveis para clientes; 
  • Inovação e Tecnologia, para oferecer a melhor experiência ao cliente.